Trad. Brasil
FONTE E/OU PARTITURA
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Dez 2019]
0 – 18 meses: Cantar a canção com sílaba neutra. No final fazer silêncio, deixar espaço para as vocalizações dos bebés. Caso existam vocalizações, estabelecer um diálogo com os bebés (poderá ser cantar a tónica, ou um padrão tonal de aculturação, por exemplo). Cantar a canção com texto movendo o tronco e os braços com fluidez, explorando o espaço circundante. Mostrar o primeiro fantoche de dedo – o peixe – e movimentá-lo de forma fluida cantando a canção com texto. No final, cantar dominante-tónica em sílaba neutra (por ex., “Bá”) e depois com a palavra “peixe”, fazendo corresponder a cada sílaba a dominante e a tónica, respetivamente. Permanecer em silêncio no final. Dar espaço para possíveis respostas dos bebés. Voltar a cantar a canção em sílaba neutra movimentando o fantoche de dedo num movimento fluido e explorando o espaço circundante. Repetir a atividade com outros fantoches de dedo relacionados com a temática do mar: por exemplo, caranguejo, tartaruga, estrela do mar, tubarão, cavalo marinho e baleia. O movimento fluido com os fantoches de dedo pode privilegiar diferentes níveis (alto, medio, baixo) consoante as características do animal. [Proposta de Margarida Barros]
18 meses – 3 anos: Cantar a canção com sílaba neutra. No final fazer silêncio, deixar espaço para as vocalizações das crianças. Caso existam vocalizações, estabelecer um diálogo com elas (poderá ser cantar a tónica, a dominante – tónica, um padrão tonal de aculturação ou imitação, por exemplo). Cantar a canção com texto movendo o tronco e os braços com fluidez, explorando o espaço circundante. Mostrar o primeiro fantoche de dedo – o peixe – e movimentá-lo de forma fluida e estacionária cantando a canção com sílaba neutra. Movimentar pelo espaço imitando um peixe com movimento fluido e locomotor (pelo espaço). Encorajar as crianças a imitar estes movimentos. Se uma criança se movimentar como um peixe diferente do proposto, imitar os seus movimentos. Quando a canção terminar, cantar dominante – tónica em sílaba neutra e depois com a palavra “pei-xe”, sentando no chão. Repetir a atividade com outros fantoches de dedo relacionados com a temática do mar: por exemplo, caranguejo, tartaruga, estrela do mal, tubarão, cavalo marinho e baleia. O movimento locomotor (pelo espaço) – imitando os animais – pode privilegiar o andamento (por exemplo, a tartaruga associada a um andamento lento; o caranguejo associado a um andamento rápido). [Proposta de Margarida Barros]
4 – 5 anos: Repetir a atividade como nos 18 meses – 3 anos. No final, pedir a cada criança que escolha o seu animal preferido para se movimentar como ele. Perguntar às crianças a razão da sua escolha. Dividir a turma em dois grupos – grupo 1 e grupo 2. Cada criança do grupo 1 tem um par no grupo 2. Em primeiro lugar, as crianças do grupo 1 vão movimentar-se pelo espaço escolhendo um animal, enquanto o adulto canta a canção em sílaba neutra. As crianças do grupo 2 observam o seu par. No final, cada criança do grupo 2 tentará adivinhar qual dos animais estava a ser representado em termos de movimento pelo seu par do grupo 1. Em qualquer dos casos, ou seja, caso adivinhe ou não adivinhe, o adulto pode perguntar, por exemplo, “Este animal estava a mover-se de forma lenta ou rápida?” (tempo), “Este animal é pesado ou leve?” (peso). Trocar as funções entre grupos, ou seja, o grupo 2 tem a oportunidade de escolher um dos animais marinhos e imitá-lo através do corpo e movimento. [Proposta de Margarida Barros].
1º Ciclo: Cantar a canção com sílaba neutra duas ou três vezes movendo o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Cantar o tom de repouso no final da canção com sílaba neutra. Solicitar (não-verbalmente) aos alunos que cantem em eco. Cantar a canção novamente parando em de vez em quando e solicitando o eco do tom de repouso. Mostrar o primeiro fantoche de dedo – o peixe – e movimentá-lo de forma fluida e estacionária cantando a canção com texto. Movimentar pelo espaço imitando um peixe com movimento fluido e locomotor (pelo espaço). Encorajar as crianças a imitar estes movimentos. Repetir a atividade com outros fantoches de dedo relacionados com a temática do mar: por exemplo, caranguejo, tartaruga, estrela do mal, tubarão, cavalo marinho e baleia. Fazer a atividade proposta para os 4-5anos. Acrescentar uma variante: após as crianças do grupo 1 se locomoverem consoante o animal que escolheram, o par respetivo do grupo 2 terá de se juntar imitando o mesmo movimento, seguindo lado a lado. Outra variante: em vez de imitar o mesmo movimento terá de se movimentar como um animal que seja diferente no andamento, por exemplo, ou no peso. [Proposta de Margarida Barros].
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/LCvWlk1RSmU
Uso das palavras: Sílaba neutra / Com palavras + Pt