EQUIPA

[equipa]

Ana Isabel Pereira

Ana Isabel Pereira

Nasceu em Lisboa. Concluiu o Curso Complementar de Flauta Transversal e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é doutoranda em Ciências Musicais – especialidade de Ensino e Psicologia da Música. É assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. É professora de música de bebés e crianças até aos 10 anos de idade e trabalha com vários coros infantis. É colaboradora da Companhia de Música Teatral, tendo participado nas iniciativas do Projeto Opus Tutti e GermInArte. Foi formadora da “Formação Transitiva Arte para a Infância” em várias instituições em Portugal continental e Ilhas. Frequentou vários cursos de pedagogia musical, destacando-se as formações nos EUA dedicadas à infância e 1º ciclo do ensino básico, com base na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Tem um Cavalier adorável chamado Snow.

Músicos em permanência

Margarida Barros

Margarida Barros

Nasceu em Lisboa a 18 de Julho de 1995. Concluiu os estudos de violino no Conservatório de Música D. Dinis. Concluiu a Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa/Escola Superior de Música de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Participou em formações com Jos Wuytack, Christopher D. Azzara, Helena Rodrigues, Jorge Parente, Margarida Fonseca Santos, Norman Taylor, László Nemes, Cristina Brito da Cruz e Paulo Maria Rodrigues. Participou em iniciativas do Projeto GermInArte (Dabo Domo e Orizuro). Frequentou o curso Early Childhood Music Professional Development Course, Level I certificado pelo The Gordon Institute of Music Learning, sob orientação de Natasha Sigmund, Anna Preston e Beth Bolton, na Universidade de Temple (Philadelphia, USA). Como professora, dá aulas de Educação e Expressão Musical em várias escolas e colégios da área de Lisboa para crianças dos 5 meses aos 9 anos de idade. É dinamizadora de um projeto musical num Centro Social, com jovens dos 10 aos 15 anos. Realiza ainda workshops e espetáculos de Música para bebés. É vegana e tem muitas cócegas nos pés!

Mário Moniz

Mário Moniz

Licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduado em Formação Educacional para o Ensino da Música (área disciplinar nuclear: Ensino da música para bebés e crianças em idade pré-escolar, lecionada pela Professora Doutora Helena Rodrigues). Mestre em Práticas Culturais para Municípios, frequenta assiduamente formações na área artística e pedagógica na Casa da Música, no Porto. Na Fundação Calouste Gulbenkian participa anualmente nos Encontros Internacionais de Arte para a Infância. Em 2017 foi selecionado para participar em DABO DOMO – Formação Imersiva em Arte Para a Infância na mesma Instituição. Frequentou com aproveitamento o curso Early Childhood Music Professional Development Course, Level 1, pelo The Gordon Institute of Music Learning, na Temple University (Philadelphia, PA). É criador do “Projecto Música Bebé!”, “Dú- Dé-Dú” e “Crescer com Música” – atividades e ateliers de expressão musical para creches e jardins de infância. É membro fundador da Musiquim – Associação Musicoteatral dos Açores, tendo criado e co-dirigido diferentes performances (em 2018, “O Sonho do Miguel”; em 2019 e juntamente com André Melo, “+MARe” e “Murmuratorium”, este último também com Paulo Maria Rodrigues da Companhia de Música Teatral). Atualmente leciona a disciplina de Pais e Filhos no Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas e é coordenador e formador no projeto “TODOS- Arte Inclusiva”.

Ilustrador

Rui Aleixo

Rui Aleixo

O trabalho de Rui Aleixo abraça um leque variado de disciplinas, técnicas e suportes. O conceito atrás de cada projecto é a força que o formaliza, podendo este resultar em desenho, gravura, instalação, escultura, pintura, ilustração, performance ou pintura mural. Rui Aleixo participa regularmente em exposições – colectivas e individuais – e em projectos de parceria e co-autoria e tem desenvolvido trabalhos por encomenda no âmbito da ilustração e das pinturas murais. A sua formação passou pela Faculdade de Arquitectura (UL) antes de estudar pintura no Ar.Co. Na mesma escola frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas e o Projecto Individual no departamento de escultura.  É igualmente músico profissional, colaborando regularmente com o Coro Gulbenkian e outros grupos musicais e dirigindo 3 coros num colégio de Lisboa. Concluiu o curso de Canto do Conservatório Nacional e da Escola Superior de Música de Lisboa. A sua participação neste projecto A 5 vozes concilia as suas principais áreas de interesse: as artes visuais e a música. Não come carne e desloca-se com uma Vespa PX 125.

http://ruialeixoillustrations.blogspot.com

https://www.instagram.com/ruialeixostudio/

Produtor do Podcast

André Melo

André Melo

Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com mais de três mil horas de formação profissional, conta com um vasto percurso pelo teatro e música. Participou em diversas peças de teatro, nos Açores e em Portugal Continental e já encenou mais de 15 espetáculos. É formador de Expressão Dramática, Corporal e Musical em vários estabelecimentos de Ensino Infantil e Profissional. É membro dos “Dú-Dé-Du”, formador no projeto “Crescer com Música” e é membro fundador da Musiquim – Associação Musicoteatral dos Açores. Em 2019 foi intérprete no espetáculo de dança inclusiva “Um ensaio sobre Corpos” de Catarina Medeiros. Participa anualmente nos Encontros Internacionais de Arte para a Infância na Fundação Calouste Gulbenkian e em 2017 foi selecionado para participar em DABO DOMO – Formação Imersiva em Arte Para a Infância na mesma Instituição. Em 2017/18 foi formador do projeto de arte inclusiva “Seara de Emoções” na IPSS Seara de Trigo e participou na formação “Afinação do Olhar I e II” pela Companhia de Música Teatral. Atualmente leciona teatro infantojuvenil no Estúdio 13 – espaço de indústrias criativas e é formador no projeto “TODOS- Arte Inclusiva”.

Gestora das redes sociais

Margarida de Sousa

Margarida de Sousa

Nasceu em Lagos, Algarve, a 10 de outubro de 2000. Estudou guitarra clássica durante 5 anos. Foi também jogadora de andebol e árbitra nacional na mesma modalidade.
Frequenta o 1.º ano de licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa e faz parte da Tuna Sabes da Escola Superior de Educação de Lisboa. Uma das suas principais paixões são as crianças, sendo monitora e animadora de campos de férias. É, também, interessada na área do marketing e redes sociais, na qual gostava de continuar a investir.
Tem 24 peças de roupa amarela, mas a sua fruta preferida é a laranja.

Músicos convidados

Inês Rodrigues da Silva

Inês Rodrigues da Silva

Músico. Performer. Ave canora. Músico na Comunidade. Minhota. Membro da Companhia de Música Teatral. Veja aqui um dos trabalhos maravilhosos da nossa convidada.