Natasha Sigmund
FONTE E/OU PARTITURA
Fonte: Sigmund, N. (2006). Growing up with Music: Songs and chants for children (3rd Ed). [p. 9]
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Abr 2020]
4 – 5 anos: De pé, cantar a canção com sílaba neutra movendo as ancas, tronco e braços em movimento fluido e contínuo. Permanecer em silêncio no final, criando um ambiente caloroso, deixando espaço para as vocalizações das crianças. Explorar o imaginário dos dinossauros através do movimento. Sugerir às crianças que se movimentem como um dinossauro bebé pelo espaço locomovendo-se levemente (dar ideia de “pezinhos de lã”, por exemplo). Modelar em simultâneo enquanto canta a canção novamente. Repetir a atividade, mas desta vez sugerir às crianças que se locomovam como um dinossauro pai (pesado). Enquanto modela a locomoção, cantar a canção em simultâneo. De seguida, solicitar às crianças que escolham movimentar-se de acordo com o seu dinossauro preferido. Cantar a canção novamente. [Proposta de Mário Moniz]
1º ciclo: De pé, cantar a canção com sílaba neutra movendo as ancas, tronco e braços em movimento fluido e contínuo. Explorar o imaginário dos dinossauros através do movimento. Sugerir às crianças que se movimentem como um dinossauro bebé pelo espaço locomovendo-se levemente nos microtempos dizendo “du -dei”. Modelar a locomoção enquanto canta a canção novamente. Repetir a atividade, mas desta vez sugerir às crianças que se locomovam como um dinossauro pai (pesado) nos macrotempos enquanto dizem “du”. Enquanto modela a locomoção, cantar a canção em simultâneo. Ensinar o ostinato vocal a todo o grupo. Enquanto o grupo mantém o ostinato, o professor canta a canção. Trocar funções. Dividir o grupo em dois. Solicitar a metade que cante a canção enquanto a outra metade canta o ostinato. Trocar funções. [Proposta de Mário Moniz]
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/nFBDjy9gb_k
Uso das palavras: sem palavras