Do outro lado do espelho

Ana Isabel Pereira

FONTE E/OU PARTITURA

Fonte: não publicada

IMPRESSÃO MUSICAL

FUNÇÕES E/OU TEXTO

não aplicável.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Abr 2020]

4 – 5 anos: De pé, entoar o canto rítmico uma vez movendo todo o corpo, com especial ênfase nas ancas. No final – usando a terminação “ponho-me assim” – acabar numa posição de estátua, escolhendo o plano alto, médio ou baixo. Convidar, não verbalmente, as crianças a imitar essa posição. Repetir o canto rítmico terminando novamente em estátua, embora num plano diferente do anterior. Solicitar às crianças que experimentam diferentes estátuas (sugerir que são estátuas num jardim ou num museu; ou sugerir que são estátuas de animais ou de objetos). Por exemplo, ao som de duas palmas transformam-se noutra estátua. Chamar a atenção das crianças para as diferentes estátuas e para os diferentes níveis usados. Convidar uma criança para ser a estátua modelo para que todos imitem no final. Repetir o canto rítmico, movendo o corpo de forma fluida.  [proposta de Ana Isabel Pereira]

1º Ciclo: Sentados em roda, entoar o canto rítmico pulsando os macrotempos de forma fluida, de lado, atrás e à frente do tronco. No final – usando a terminação “digo-lhe assim” – entoar 2 ou 3 padrões em métrica ternária com sílaba neutra e com a duração de 4 macrotempos. Repetir a atividade. Solicitar às crianças que devolvam os padrões com as sílabas rítmicas (associação verbal). Repetir o canto rítmico mais algumas vezes. Solicitar as respostas individualmente ou em grupo. [Proposta de Ana Isabel Pereira]

LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/ZXrNbQYeR_E

Uso das palavras: com palavras