Ana Isabel Pereira
FONTE E/OU PARTITURA
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
Não aplicável.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Out 2019]
4 – 5 anos: Entoar o canto rítmico uma vez movendo os braços e tronco com fluidez. No final entoar um padrão rítmico em sílaba neutra com a duração de 4 macrotempos e solicitar o eco do padrão. Repetir com padrões diferentes (mesma duração). Explicar que se vai iniciar uma conversa telefónica com uma prima que vive longe, e distribuir tubos em J. Entoar o canto rítmico e no final entoar um padrão para as crianças repetirem em eco, e assim sucessivamente. [Material: Tubos em C]. [Proposta de Ana Isabel Pereira].
1º ciclo: Distribuir tubos em C pelos alunos enquanto se entoa o canto rítmico. Improvisar padrões em métrica binária com a duração de 4 macrotempos. Solicitar aos alunos que façam o eco dos padrões (igual). Depois de algumas repetições, solicitar que façam diferente (improvisar). Numa outra sessão transformar o canto rítmico em métrica ternária (solicitar eco e improvisação). Entoar o canto rítmico em métrica binária e ternária. Solicitar que marquem os macrotempos e depois os microtempos. Discriminar e nomear métricas. Entoar o canto rítmico (ou uma sequência de padrões, tal como a conversa com a prima) nas duas métricas e pedir para comparar (síntese parcial). [Proposta de Ana Isabel Pereira].
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/rEFwBLrXZow
Uso das palavras: Sílaba neutra + Pt