Margarida Barros
FONTE E/OU PARTITURA
Fonte: não publicada
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Maio 2020]
0 – 18 meses: Cantar a canção em sílaba neutra movendo lentamente o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Fazer silêncio no final da canção, dando espaço para as vocalizações dos bebés. Cantar a canção com letra mantendo movimento fluido do corpo. No final, reproduzir o som de um animal e deixar espaço para possíveis imitações das crianças. Cantar o nome do animal no tom de repouso, seguido de dominante-tónica em sílaba neutra (por ex. “iá”). Mostrar esse animal em fantoche/imagem/brinquedo. Cantar padrões de aculturação em sílaba neutra na tonalidade mixolídia. Dar espaço para possíveis respostas dos bebés. Repetir todo o procedimento mais uma ou duas vezes, utilizando diferentes animais da quinta. [proposta de Margarida Barros]
18 meses – 3 anos: Cantar a canção em sílaba neutra movendo lentamente o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Fazer silêncio no final da canção, dando espaço para as vocalizações das crianças. Cantar novamente a canção com texto mantendo o movimento fluido do corpo. No final, reproduzir o som de um animal, mostrando esse animal em fantoche/imagem/brinquedo. Cantar o seu nome na tónica (ou na dominante). Deixar que as crianças imitem e digam o nome do animal. Repetir o procedimento mais algumas vezes, cantando a canção com texto e utilizando outros animais. Entoar padrões rítmicos de aculturação ou imitação/assimilação em métrica usual binária. Deixar silêncio para possíveis respostas das crianças, e interagir em conversa musical, caso se proporcione [Proposta de Margarida Barros]
4 – 5 anos: Cantar a canção em sílaba neutra movendo lentamente o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Cantar a canção novamente usando o texto, mantendo o movimento fluido do corpo. No final, mostrar um animal da quinta em fantoche/imagem/brinquedo e solicitar às crianças que imitem o som respetivo (onomatopeia). Perguntar se o animal se move de forma pesada ou leve. Demonstrar o movimento, locomovendo-se pelo espaço e encorajando as crianças a imitar. No final, voltar a cantar a canção com texto, de pé, movendo o corpo, tronco, braços e ancas de forma fluida, sem sair do lugar (movimento estacionário). Repetir o procedimento descrito para outros animais. [proposta de Margarida Barros]
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/F13EiSQFjtc
Uso das palavras: com palavras