An investigation of the association between the music aptitude of elementary students and their biological parents

Guerrini, S. C. (2005)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA [APA style, 6th Ed.] + LINK

Guerrini, S. C. (2005). An investigation of the association between the music aptitude of elementary students and their biological parents. Update: Applications of Research in Music Education, 24(1), 27-33. DOI: 10.1177/87551233050240010104

https://doi.org/10.1177/87551233050240010104

O QUE SE QUIS INVESTIGAR?

Existe uma associação entre a aptidão musical das crianças e a aptidão musical dos seus pais biológicos?

EM QUE CONSISTIU A INVESTIGAÇÃO?

Participaram neste estudo 88 crianças do 1º ao 5º ano de escolaridade localizadas numa escola do meio suburbano (New Jersey), classe média, e 81 pais. Durante as aulas regulares de música, foram administradas as Medidas Primárias de Aptidão Musical aos alunos do 1º ao 3º ano; e as Medidas Intermédias de Audiação Musical aos alunos do 4º e 5º ano. Ambos os testes estão estandardizados e publicados, sendo da autoria de Edwin Gordon. Aos pais destas crianças foram administradas as Medidas Avançadas de Aptidão Musical também desenvolvidas por Edwin Gordon. Nos 3 diferentes testes são medidas a aptidão musical tonal e aptidão musical rítmica.

QUAIS FORAM OS RESULTADOS?

Por forma a interpretar a associação entre resultados, as pontuações da aptidão tonal, rítmica e do compósito foram divididas nas categorias de aptidão baixa, média e alta, tanto para as crianças como pais. A aplicação de testes de chi-quadrado revelou que não existem diferenças significativas entre as categorizações de filhos e pais. Ou seja, é tanto é possível encontrar pais com baixa aptidão musical (tonal e/ou rítmica) cujos filhos têm aptidão musical média ou elevada como vice-versa.

QUAL É O INTERESSE PARA A MINHA PRÁTICA?

Frequentemente, assume-se que a hereditariedade tem um papel importante no desempenho musical dos filhos. No entanto, tende a confundir-se aptidão (o potencial para alcançar musicalmente) com realização (o desempenho musical observável em determinado momento). A motivação por parte dos pais em proporcionar um ambiente musical rico não tem de depender da sua aptidão musical. Claro que é mais provável que os pais que demonstram elevado desempenho musical forneçam aos seus filhos um ambiente musical que irá nutrir a sua aptidão musical, o que pode resultar em realizações musicais mais elevadas do que os filhos daqueles pais que não proporcionam um ambiente musical rico em casa. Portanto, os resultados obtidos nesta investigação corroboram a suposição de que o “cuidar” pode ser mais decisivo em termos de realização musical do que o “herdar”. A investigadora afirma ainda que as crianças são influenciadas por inúmeras variáveis ao longo do seu percurso formativo. Como tal, “ It also seems that if general music teachers present a positive and stimulating music curriculum, they may be able to positively influence children’s music aptitude as well as their music achievement. When parents and general music educators join to create rich and varied musical environments, they will provide their children the opportunity to take steps toward realizing their musical potential” (Guerrini, 2005, p. 32).