Natasha Sigmund
FONTE E/OU PARTITURA
Fonte: Sigmund, N. (2006). Growing up with Music: More songs and chants for children. [p. 4]
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Julho 2021]
0 – 18 meses: Sentados e em roda, cantar a canção com sílaba neutra e com movimento estacionário, fluído e contínuo. Distribuir lenços coloridos pelos participantes, enquanto se canta a canção. Esfregar o lenço em diferentes partes do corpo como se estivessem a tomar um duche imaginário, variando o movimento a cada repetição. Com auxílio do lenço, fazer brincadeira do “cou-cou” entre repetições da canção. Cantar padrões tonais de aculturação em legato e sobre a sílaba “ba”, mantendo o movimento fluído e estabelecendo contacto ocular com cada criança. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar a canção para terminar a atividade. [proposta de Inês Lemos]
18 meses – 3 anos: Em pé e em roda, cantar a canção com sílaba neutra e com movimento estacionário, fluído e contínuo. Distribuir lenços coloridos pelos participantes, enquanto se canta a canção. Esfregar o lenço em diferentes partes do corpo como se estivessem a tomar um duche imaginário, variando o movimento a cada repetição. Nas pausas dos compassos 5 e 10 fazer movimento de espremer o lenço e nas duas semínimas que se encontram nos compassos 13 e 17 fazer movimentos de sacudir o lenço. Encorajar as crianças a imitar os movimentos. Cantar padrões tonais de imitação em staccato e com sílaba “ba”, mantendo o movimento fluído e estabelecendo contacto ocular com cada criança. Pegar no lenço como se fosse um microfone para entoar os padrões. Encorajar as crianças a imitar os padrões. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar a canção para terminar a atividade. [Proposta de Inês Lemos]
4 – 5 anos: Cantar a canção com a atividade sugerida para o tipo imitação. Perguntar às crianças outras partes do corpo para lavar. Podem surgir outras situações, como lavar o chão, paredes, etc. Cantar o tom de repouso para as crianças e encorajá-las a imitar. Sugerir que, sempre que a canção for interrompida, seja cantado o tom de repouso. Este deve ser precedido por uma inspiração clara pelo dinamizador. Depois de algumas repetições, fazer silêncio e audiar a música enquanto se mantém um movimento semelhante ao que estavam a fazer. Para dar a indicação de audiar, deve-se colocar um dedo à frente da boca a sugerir silêncio e um dedo da outra mão a apontar para a cabeça. Cantar padrões tonais de assimilação em staccato e com a sílaba “ba”. Modelar uma boa inspiração, saltar e cantar o padrão. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar a canção para terminar a atividade. [proposta de Inês Lemos]
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/TohIQiKwhOc
Uso das palavras: com palavras