Construct Validity of the Children’s Music-Related Behavior Questionnaire

Valerio, W. H., Reynolds, A. M., Morgan, G. B., & McNair, A. A. (2012)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA [APA style, 6th Ed.] + LINK

Valerio, W. H., Reynolds, A. M., Morgan, G. B., & McNair, A. A. (2012). Construct Validity of the Children’s Music-Related Behavior Questionnaire. Journal of Research in Music Education, 60(2), 186-200. DOI: 10.1177/0022429412444450  

https://www.researchgate.net/publication/258156130_Construct_Validity_of_the_Children%27s_Music-Related_Behavior_Questionnaire

O QUE SE QUIS INVESTIGAR?

Pretendeu-se investigar a validade de constructo do Children’s Music-Related Behavior Questionnaire (CMRBQ) (Questionário sobre Comportamentos Musicais das Crianças), um instrumento concebido para ser utilizado pelos pais para documentar os comportamentos musicais dos seus filhos e os seus.

EM QUE CONSISTIU A INVESTIGAÇÃO?

Foram considerados válidos 616 questionários dos 629 que os pais devolveram. A maioria dos respondentes era do sexo feminino, de etnia caucasiana e com habilitações ao nível da licenciatura. A idade média das crianças foi de 3.56 anos, a maioria eram primeiros filhos, do sexo masculino e de etnia caucasiana. Dos respondentes, 27 pais responderam por 2 crianças e 2 pais responderam por 3 crianças. O CMRBQ é constituído por 3 seções: Demografia; Parte 1 (comportamentos musicais das crianças); Parte 2 (atividades que os pais/cuidadores usam com as crianças). A Parte 1 do questionário consiste em 7 subescalas e cada uma mede uma dimensão: Atenção & Emoção (6 items); Vocalizações (10 items); Movimento (10 items); Rotinas Diárias (10 items); Pedidos (12 items); Tomar a vez-iniciar-partilhar (11 items); Criatividade (8 items). A Parte 2 é constituída por 1 subescala (29 items). Cada item das subescalas consiste numa escala tipo Likert de 4 pontos (nunca, raramente, às vezes, frequentemente). Foi aplicada uma análise fatorial confirmatóriapara determinar a qualidade do modelo aos dados recolhidos.

QUAIS FORAM OS RESULTADOS?

  1. A consistência interna da maioria das subescalas é alta e o modelo foi considerado adequado para os dados desta amostra de respondentes. Isto significa que as investigadoras podem continuar a utilizar com confiança o Questionário para recolher respostas de pais/cuidadores. É recomendado que se continue a recolha de amostras que representem pais e crianças de áreas geográficas diversas, com diferentes níveis de rendimento, etnias e sem necessidades especiais.

QUAL É O INTERESSE PARA A MINHA PRÁTICA?

Nos Estados Unidos tem existido uma preocupação em melhorar o diálogo entre prática e investigação por forma a que as crianças tenham acesso a experiências musicais de elevada qualidade. Os pais têm estado ausentes desse diálogo. O preenchimento do Questionário pelos pais “may help researchers, practitioners, parents, and policy makers collaboratively consider how best to meet musical needs of young children in childcare and school settings” (p. 196). Apesar deste Questionário não ter sido ainda alvo de investigação e aplicação ao contexto português, é importante envolver os pais na educação musical (informal e formal) das crianças, alertando para a importância da Música no seu desenvolvimento cognitivo, social e humano.