Dorme, dorme, meu menino

Trad. Portugal [Beira Alta]

FONTE E/OU PARTITURA

Fonte: Giacometti, M., & Lopes-Graça, F. (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores. 

IMPRESSÃO MUSICAL

FUNÇÕES E/OU TEXTO

SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Mar 2020]

0 – 18 meses: Cantar a canção em sílaba neutra movendo lentamente o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Pontuar alguns momentos da canção com o uso de um shanti chime (ou similar). Fazer silêncio no final da canção, dando espaço para as vocalizações das crianças. Lançar padrões tonais de aculturação. Repetir o procedimento, mas colocando o texto da canção. Também se pode cantar a melodia com boca fechada.  [proposta de Ana Isabel Pereira]

4 – 5 anos: Cantar a canção em sílaba neutra movendo lentamente o tronco, braços, mãos, cotovelos e ombros em movimento fluido e contínuo. Cantar novamente a canção, deitando-se lentamente no chão, sugerindo assim – não verbalmente – que as crianças imitem a ação. Aproveitar esta canção para criar uma atmosfera calma e envolvente. Se possível, escurecer o ambiente na sala. Se possível, introduzir o som de um shanti chime (ou similar). Solicitar às crianças que fechem os olhos, inspirem profundamente e expirem. Sugerir que, enquanto escutam a canção, pensem nas pessoas que amam, naqueles com quem gostam de estar e de partilhar brincadeiras. Cantar novamente a canção em sílaba neutra. Repetir em boca fechada, por exemplo, ou voltar a cantar com a letra. [Proposta de Ana Isabel Pereira]

LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/ZgVyv3TUN5E

Uso das palavras: com palavras