“Everybody has something”: One teacher’s beliefs about musical ability and their connection to teaching practice and classroom culture

Shouldice, H. N. (2019)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA [APA style, 6th Ed.] + LINK

Shouldice, H. N. (2019). “Everybody has something”: One teacher’s beliefs about musical ability and their connection to teaching practice and classroom culture. Research Studies in Music Education, 41(2), 189-205. DOI: 10.1177/1321103X18773109

https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1321103X18773109

O QUE SE QUIS INVESTIGAR?

1. Qual é a natureza das crenças sobre as habilidades e capacidades musicais dos alunos, mantidas por uma professora de música que acredita que todos os alunos têm a capacidade de ser musicais?

2. Como é que as crenças sobre habilidades musicais se manifestam nas ações e na tomada de decisões dessa professora na sala de aula?

3. Como é que as crenças sobre habilidades musicais se manifestam nas interações dessa professora com os alunos e, de maneira mais ampla, na cultura da sala de aula que ela cria?

4. Qual é a relação entre as crenças dessa professora sobre a capacidade musical e as suas crenças sobre o objetivo da educação musical, especificamente da música para alunos dos 5 aos 12 anos (elementary generalno EUA)?

EM QUE CONSISTIU A INVESTIGAÇÃO?

Foi utilizada uma metodologia qualitativa com um estudo de caso.  A recolha de dados teve lugar durante dois meses, incluindo uma visita de follow-up dois meses depois. Foram observadas aulas de uma professora de música. A investigadora recolheu notas de campo, vídeos, entrevistas semi-estruturadas (gravadas em áudio), notas da professora, planos de aula, instrumentos de avaliação. As diversas fontes de informação foram analisadas e algumas categorias de análise emergiram, tendo sido revistas por dois investigadores experientes em investigação qualitativa.

QUAIS FORAM OS RESULTADOS?

A análise qualitativa fez emergir 3 temas: (a) permitir o sucesso de todos, correspondendo à crença da professora de que a musicalidade humana está relacionada com as oportunidades de aprendizagem musical; (b) o poder do ambiente de aprendizagem, correspondendo ao desejo da professora em criar um ambiente de aprendizagem positivo,  incentivando e desenvolvendo as habilidades musicais de todos os alunos; e (c) encorajar a participação em atividades musicais ao longo da vida, correspondendo à crença da professora de que o objetivo do seu programa de música é permitir que todos os alunos continuem uma vida inteira de participação e envolvimento com a música.    

QUAL É O INTERESSE PARA A MINHA PRÁTICA?

É possível que os alunos assumam crenças semelhantes às dos seus professores, incluindo crenças sobre as suas próprias capacidades musicais. Crenças e ações estão interligadas. Se os professores acreditarem que todos os alunos se podem tornar indivíduos musicalmente competentes e ajudarem cada um deles a atingir essa meta, então “we can nurture the musicality in all human beings and send a message that musical participation is, indeed, for everyone” (p. 203).