Joaninha

Mário Moniz

FONTE E/OU PARTITURA

IMPRESSÃO MUSICAL

FUNÇÕES E/OU TEXTO

I – I – I – V7

I – I – V – I

SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Dez 2019]

18 meses – 3 anos: Em silêncio, o adulto chama a atenção das crianças para um plano alto (“olhem, tantas joaninhas! Vamos apanhar uma?”. Esticando o tronco e um dos braços, apanha uma joaninha enquanto canta o primeiro som da canção (dominante). Depois de apanhar a joaninha continua a cantar a canção em sílaba neutra, formando uma concha com a mão para guardar a joaninha. Após os sons longos da canção (nas pausas – ver partitura), espreita para dentro das mãos em concha (para ver se está tudo bem com a joaninha). No final da canção, abre as mãos e manda um beijinho à joaninha e deixa-a voar cantando novamente o último som da canção (tom de repouso). Após terminar, permanecer em silêncio, deixando espaço para vocalizações por parte das crianças. Caso existam vocalizações, estabelecer um diálogo com as crianças (poderá ser cantar a tónica, o intervalo dominante – tónica, ou um padrão tonal de aculturação ou imitação, por exemplo). Voltar a cantar a canção. Encorajar as crianças a “apanhar” uma joaninha e a imitar os movimentos fluidos do tronco. Parar na suspensão e deixar espaço para as vocalizações das crianças. Terminar cantando a última frase da canção. Antes de deixar voar a joaninha, pode-se ainda cantar-lhe padrões de aculturação, por exemplo (diatónicos e em legato). Mais uma vez, permanecer em silêncio, deixando espaço para as respostas das crianças. Deixar voar a joaninha com um beijinho. [proposta de Mário Moniz]  

4 – 5 anos: Fazer a atividade conforme descrita para o grupo dos 18 meses aos 3 anos. Acrescentar uma variante: “Em vez de uma joaninha, que outro inseto poderíamos encontrar?”. Ouvir as respostas das crianças. Escolher um dos insetos sugeridos e modelar o movimento pelo espaço, privilegiando o nível adequado (alto, médio, baixo) (por exemplo, formiga num nível baixo; borboleta num plano médio). Ou trabalhando o “peso”, sugerir às crianças que se movimentem de forma pesante, se for uma aranha-pai ou de forma leve se forem uma aranha-bebé (mantendo o mesmo andamento no movimento pelo espaço). Ou trabalhando o “andamento”, e indicando a abelha, por exemplo, sugerir às crianças que se movimentem sendo o início do dia de trabalho da abelha (rápido) e depois como se fosse o final do dia, em que já estão cansadas e vão para a cama (lento). [proposta de Mário Moniz]

LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/DmhbSHksaKw

Uso das palavras: sílaba neutra