Inês Lemos
FONTE E/OU PARTITURA
Fonte: não publicada
IMPRESSÃO MUSICAL
FUNÇÕES E/OU TEXTO
O pica-pau da minha aldeia faz barulho a noite inteira!
Toda a noite a picar, nem consigo descansar!
SUGESTÃO DE ATIVIDADES [versão: Novembro 2021]
0 – 18 meses: Sentados no chão em roda, entoar o canto rítmico com palavras com movimento estacionário fluído e contínuo. Acompanhar o canto rítmico com um instrumento de percussão para imitar o som do pica-pau (por exemplo, clavas). Entre os compassos 5-12, improvisar um ritmo na métrica da canção, com sílaba neutra, para simular o som do pica-pau. No compasso 16, deitar a cabeça para o chão como se estivesse a cair de sono. Entoar padrões rítmicos de aculturação no tempo do canto rítmico e sobre a sílaba “pa”, mantendo o movimento fluído e estabelecendo contacto ocular com cada criança. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar o canto rítmico para terminar a atividade. [proposta de Inês Lemos]
18 meses – 3 anos: Sentados no chão em roda, entoar o canto rítmico com palavras com movimento estacionário fluído e contínuo. Entre os compassos 5-12, improvisar um ritmo na métrica da canção, com sílaba neutra, para simular o som do pica-pau. Enquanto se mantém o movimento fluído, modelar microtempos com mãos alternadas no espaço à volta de cada um. Encorajar as crianças a imitar os movimentos. Entoar padrões rítmicos de imitação no tempo do canto rítmico e sobre a sílaba “pa”, mantendo o movimento fluído e estabelecendo contacto ocular com cada criança. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar o canto rítmico para terminar a atividade. [Proposta de Inês Lemos]
4 – 5 anos: Sentados no chão em roda, entoar o canto rítmico com palavras com movimento estacionário fluído e contínuo. Encorajar as crianças a fazer uma improvisação de grupo nos compassos 5-12. Depois de algumas repetições, perguntar “Quem quer ser o pica pau?” no tempo da música e convidar as crianças a improvisar individualmente. Entoar padrões rítmicos de assimilação no tempo do canto rítmico e sobre a sílaba “pa”, mantendo o movimento fluído e estabelecendo contacto ocular com cada criança. Caso existam vocalizações por parte das crianças, estabelecer diálogos individuais ou em grupo. Voltar a cantar o canto rítmico para terminar a atividade. [proposta de Inês Lemos]
LINK PARA VÍDEO: https://youtu.be/tItYmJxjByc
Uso das palavras: com palavras