Simpósio Dia do Ensino de Música

15 Maio 2023

No dia 15 de maio, a ESART irá comemorar o Dia do Ensino de Música com um simpósio de palestras de Luísa Pais Vieira, Graça Boal-Palheiros, Ana Isabel Pereira, Clarissa Folleto, Helena Caspurro, terminando com uma mesa redonda no final, sobre “O ensino de música e formação de professores”.


Inscrições são gratuitas e aqui: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-dia-do-ensino-de-musica-627125558427?fbclid=IwAR1D94t0CB4JrMbmHvXtsfIV-k5a59TmTWJ5AuOSBHwkG0_waX-waFcW9CI


Simpósio “Dia do Ensino de Música”

10h00 – Abertura 

10h30 – «Dilemas contradições e possibilidades na Formação Musical: encontro de visões no contexto de estágio» – Luísa Pais Vieira 

11h15 – «Formação de Professores de Educação Musical: repertório e estratégias» – Graça Boal-Palheiros

12h00 – «A teoria de aprendizagem musical dá-te aaaaasas: Voos de criatividade musical e teatral» – Ana Isabel Pereira

- Almoço –

14h30 – «Abordagens pedagógicas para a otimização da comunicação no ensino e aprendizagem instrumental» – Clarissa Folleto

15h15 – «A música em diferentes palcos curriculares: reflexões sobre experiências artísticas e transdisciplinares» – Helena Caspurro 

16h00 – «O ensino de música e a formação de professores» – Mesa redonda

17H30 – Encerramento

Luísa Pais Vieira 

Do seu currículo destaca-se a Licenciatura bietápica de Formação Musical e o Mestrado em Ensino da Música, ramo Formação Musical, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, o Mestrado em Musicologia, especialização em Património Musical Português pela Escola das Artes da Universidade Católica e o Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica, com a Tese “Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical – um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores”, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Em termos pedagógicos a docente desempenha atividade desde 2004 como professora de Formação Musical e Classe de Conjunto em diversas instituições do ensino especializado da música e desde 2018 é professora convidada no Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical e Música de Conjunto, na colaboração Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e na ESART. Em termos científicos destacam-se artigos e publicações, bem como a participação em congressos nacionais e internacionais e ainda formações complementares.

Graça Boal-Palheiros

Graça Boal-Palheiros é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical. É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musical. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical, coordena a formação docente e projetos musicais e editoriais desta associação.

Co-fundou o CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, ESE-IPP) e integrou o CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho). Atualmente é diretora e investigadora integrada do CIPEM/ INET-md (Pólo do Politécnico do Porto), no qual coordena o Grupo Educação e Música na Comunidade.

É coautora dos Programas de Educação Musical e Música para o 2º e o 3º Ciclos do Ensino Básico (Ministério da Educação, 1991) e autora de um dos primeiros livros de investigação em educação musical publicados em Portugal (APEM, 1993). Tem publicado em vários países e apresentado em conferências nacionais e internacionais. Lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Japão e Reino Unido.

Ana Isabel Pereira

É doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa e membro integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Obteve o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH e a licenciatura em Engenharia Ambiental no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa). É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa desde 2015, e também Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH em 2020. Foi bolseira do Programa Doutoral da NOVA FCSH, tendo investigado a influência de se cantar com sílaba neutra ou texto na performance vocal de canções, no uso da voz cantada e no reconhecimento auditivo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos de idade. Participou em diversas conferências nacionais e internacionais, como ICMPC, ISME, MERYC, ISAME, APSCOM e nacionais como o ENIM. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical e a avaliação do desempenho vocal em crianças.

Clarissa Folleto

É investigadora, professora e performer doutorada em música no ramo do ensino instrumental (doutoramento europeu) pela Universidade de Aveiro (com período de Erasmus no Institute of Education/University College of London). Os seus interesses de investigação estão centrados em abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem instrumental, a comunicação entre professor e aluno, a pedagogia dos instrumentos de cordas, o envolvimento parental no ensino e na aprendizagem da música; e a investigação artística. Como violinista e performer, é integrante do grupo musical Atma Kirtana onde as suas atividades incluem a escrita de canções, arranjo, performance e relações públicas.

Além disso, é integrante de comités fundadores de associações e iniciativas em Portugal, nomeadamente: (i) membro do comité fundador e membro da direção da ESTA Portugal (European String Teachers Association); (ii) membro do comité fundador da plataforma IMPAR – Initiatives, Meetings and Publications on Artistic Research; (iii) fundadora e coordenadora do Labeamus Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro. 

Helena Caspurro

É Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro (UA), investigadora do INET-Md e colaboradora do CESEM da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto e o Mestrado em Ciências Musicais na Universidade de Coimbra e o doutoramento na Universidade de Aveiro, com uma tese sobre, os “Efeitos da aprendizagem da audiação da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação”. Pianista, cantautora num género jazzístico e de fusão, editou três CDs de originais, Mulher Avestruz (2003), Colapsopira (2009) e Paluí (2013), que apresenta em concertos. Da sua atividade, destaca-se o estudo da improvisação e compreensão musical – donde resultou a tese de doutoramento, Efeitos da compreensão da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação, a direção das unidades curriculares Didática da Música no mestrado em Ensino de Música, a criação e direção artística de concertos musicais e cénicos (Casa da Música, Porto) e, ainda, a pesquisa, conceção e implementação de trabalhos artísticos multidisciplinares germinados na música.