The Relationship Between Phonological Awareness and Music Aptitude

Mara E. Culp (2017)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA [APA style, 6th Ed.] + LINK

Culp, Mara E. (2017). The relationship Between Phonological Awareness and Music Aptitude. Journal of Research in Music Education, 65(3), 328-346. DOI: 10.1177/0022429417729655

https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022429417729655

O QUE SE QUIS INVESTIGAR?

  1. Qual é a natureza da relação entre a consciência fonológica e aptidão musical?
  2. Poderá o potencial para a realização em música prever a realização em termos de consciência fonológica?

EM QUE CONSISTIU A INVESTIGAÇÃO?

Participaram neste estudo 17 crianças divididas por duas turmas do 2º ano provenientes de uma escola localizada em meio rural na Pennsylvania, EUA. Foram utilizados 3 instrumentos estandardizados: (1) rastreio auditivo (administrado por especialistas da fala e linguagem; individualmente); (2) PAT-2, uma escala de consciência fonológica (6 subtestes; administrada por alunos da licenciatura em patologias da fala e linguagem, individualmente); (3) Medidas Intermédias de Audiação Musical de Edwin Gordon (2 subtestes; administrada pela investigadora, em grupo). Foi ainda entregue um questionário aos encarregados de educação relativo a informação demográfica (professor da turma, sexo, idade, etnia, raça, línguas faladas, dificuldades/necessidades especiais identificadas).  

QUAIS FORAM OS RESULTADOS?

  1. Foi encontrada uma relação entre as seguintes pontuações: (a) subteste Rhyming da Consciência Fonológica e aptidão musical ao nível Tonal e compósitas (tonal e ritmo); (b) subteste Deletion da Consciência Fonológica e aptidão musical ao nível Tonal; (c) compósitas da Consciência Fonológica e aptidão musical ao nível Tonal. Tendo em conta a variável sexo – uma vez que foram encontradas diferenças entre rapazes e raparigas nas pontuações da aptidão musical Ritmo e nas pontuações compósitas, favorecendo os rapazes – foram também encontradas relações fortes e significativas entre as pontuações compósitas de ambos os constructos, bem como entre as pontuações do subtest Deletion da Consciência Fonológica e da aptidão musical ao nível Tonal.
  2. As pontuações da aptidão musical ao nível Tonal são um forte preditor das pontuações compósitas da Consciência Fonológica. 

QUAL É O INTERESSE PARA A MINHA PRÁTICA?

Sugere-se que existem vantagens em administrar o teste de aptidão musical em sala de aula. Dada a natureza correlacional dos constructos Consciência Fonológica e Aptidão Musical), as pontuações obtidas no teste de aptidão tonal contribuirão para identificar as crianças que mais poderão beneficiar de input extra quer ao nível musical quer fonológico. Ou seja, os professores de música devem ter um papel importante junto dos especialistas da fala e da leitura, patologistas da fala-linguagem, musicoterapeutas, informando que as atividades musicais podem ter efeitos positivos na remediação de competências relacionadas com a literacia, e também porque “music added to other areas of students’ education can serve to improve their musical skills overall” (Culp, 2017, p. 341).