Ana Isabel Pereira & Helena Rodrigues (2019)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA [APA style, 6th Ed.] + LINK
Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2019). The relationship between Portuguese children’s use of singing voice and singing accuracy when singing with text and a neutral syllable. Music Perception, 36(5), 468-479.
https://doi.org/10.1525/mp.2019.36.5.468
O QUE SE QUIS INVESTIGAR?
- Será que a Singing Voice Development Measure (SVDM) é instrumento válido para ser aplicado a crianças portuguesas?
- Existirá uma relação entre o uso da voz cantada das crianças e a afinação?
- Será que a classificação atribuída pela SVDM e a afinação dependem do modo de resposta solicitado (texto/sílaba neutra), ano de escolaridade ou sexo?
- Será que as crianças cantam afinadamente todos os sons que pertencem aos seus registos vocais acessíveis?
EM QUE CONSISTIU A INVESTIGAÇÃO?
A SVDM foi desenhada por Joanne Rutkowski para medir o uso da voz cantada, ou seja, determinar quais os registos a que a criança consegue aceder (grave, médio, agudo). Participaram neste estudo 137 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos. A aplicação da SVDM consistiu no eco de oito padrões com 3 sons cada. Estes padrões correspondem aos 8 compassos da canção-critério que faz parte da SVDM. O procedimento foi repetido duas vezes para cada criança, uma vez com sílaba neutra e outra vez com texto, tal como recomendado pela autora (o texto em inglês foi previamente adaptado para português). Todas as performances foram gravadas e avaliadas por três juízes (professores de música) em função dos critérios estabelecidos para cada uma das 9 classificações da SVDM. Paralelamente, os juízes atribuíram ainda a classificação de ‘0’ (afinado) e ‘1’ (não afinado) a cada um dos 24 sons cantados. Tanto o procedimento de classificação para o uso da voz cantada e afinação foi conduzido para sílaba neutra e texto.
QUAIS FORAM OS RESULTADOS?
- A validade e fiabilidade da SVDM foi estabelecida o que significa que é um instrumento válido para ser aplicado também a crianças portuguesas.
- Existe uma relação entre forte e significativa entre o uso da voz cantada e a afinação, quer com sílaba neutra quer com texto. A relação é positiva o que significa que as crianças que acedem a mais registos tendem a cantar um maior número de sons afinados.
- O facto de terem cantarem padrões em sílaba neutra ou texto não afetou o uso da voz cantada, mas diferenças significativas foram encontradas relativamente à afinação. Neste caso, as crianças cantaram um maior número de sons afinados em sílaba neutra. As crianças mais velhas revelam maior uso da voz cantada e são também mais afinadas. Não existe diferença entre rapazes e raparigas para o uso da voz cantada, mas as raparigas tendem a cantar mais afinadamente que os rapazes.
- Mesmo tendo acesso a determinado registo da voz cantada nem todos os sons são afinados.
QUAL É O INTERESSE PARA A MINHA PRÁTICA?
Quando uma criança não é afinada, isso poderá significar que ainda não consegue aceder aos diferentes registos da sua voz cantada ou então que ainda não está confortável em determinado registo (por ex., quando algumas crianças começam a aceder a sons mais agudos experimentam alguma dificuldade em afinar os sons mais graves). Enquanto professores de música, devemos em primeiro lugar focar a atenção na expansão dos diferentes registos vocais por meio de técnicas e atividades apropriadas. Só então será possível considerar a afinação. Por outro lado, poderá ser importante incluir padrões e canções em sílaba neutra nas atividades de sala de aula, uma vez que foi revelado que cantar em sílaba neutra ajuda na afinação.