TRANSMISSÃO
Esta seção apresenta sugestões para utilização do material publicado na seção “Prática” num contexto a distância. Os vídeos são produzidos de forma a que possa existir interação/participação por parte das crianças.
(i) Podem ser visualizados pelos pais e crianças e servir de base para brincadeiras musicais; (ii) podem ser utilizados por professores de música, estando autorizado o seu envio/partilha como momento musical das suas sessões on-line durante a fase de isolamento social; (iii) podem ser utilizados pelas educadoras em ligação com temáticas de sala de aula.
Série "Jardinagem Musical" [episódio 1]
Canção sem palavras | Natasha Sigmund
Proposta educativa: plantar uma flor
Documentário "Animais com Música" [episódio 1]
Canção sem palavras | Natasha Sigmund
Proposta educativa: padrões rítmicos de aculturação, padrões rítmicos de imitação/assimilação, locomoção nos macrotempos, locomoção nos microtempos
Telenovela "Música em Família" [episódio 1]
Canto rítmico com palavras | Ana Isabel Pereira
Proposta educativa: improvisação de padrões rítmicos em métrica usual binária (aculturação e imitação/assimilação)
Série "Viagens pelo Mundo" [episódio 1]
Canção sem palavras | Natasha Sigmund
Proposta educativa: locomoção em diferentes meios de transporte
Telenovela "Música em família" [episódio 2]
Canto rítmico com palavras | Ana Isabel Pereira
Proposta educativa: estátuas em plano alto, médio e baixo
Telenovela "Música em família" [episódio 3]
Canção com palavras | Margarida Barros
Proposta educativa: discriminação de padrões rítmicos em métrica usual binária
Documentário "Animais com Música" [episódio 2]
Canção sem palavras | Mário Moniz
Proposta educativa: padrões de aculturação na tonalidade maior
Série "Viagens pelo Mundo" [episódio 2]
Canção com palavras | Tradicional Portuguesa
Proposta educativa: fazer um chapéu de papel
Telenovela "Música em família" [episódio 4]
Canção com palavras | Natasha Sigmund
Proposta educativa: eco de padrões tonais de aculturação na tonalidade maior
Documentário "Animais com Música" [episódio 3]
Canto rítmico com palavras | Inês Lemos
Proposta educativa: eco de padrões rítmicos em métrica usual binária (aculturação e imitação/assimilação); improvisação de padrões rítmicos