X Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano: Novembro 2020

Sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa | 23 Novembro 2019


Uma história. Em 2010, festejando a criação do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian o Colóquio Internacional Música, Comunicação e Desenvolvimento Humano. Juntando profissionais com diferentes perfis, unidos pela partilha de ideias no âmbito da comunicação e do desenvolvimento humano através da música e de outros domínios artísticos, este evento impulsionou a construção de uma filosofia de atuação caracterizada pela adoção de fórmulas de trabalho que conciliam a investigação, a formação, a criação artística e a intervenção na comunidade. Posteriormente, os projetos Opus Tutti (2011-2014) e GermInArte (2015-2018), realizados em parceria com a Companhia de Música Teatral e apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, criaram a oportunidade de realização de encontros anuais subordinados ao tema da Arte para a Infância e do Desenvolvimento Social e Humano.

Uma visão. Um encontro que é um espaço para a partilha de ideias sem fronteiras entre conhecimento académico e criação artística, entre educação e cultura. A estrutura deste X Encontro segue a matriz habitual: vozes do GEDH – CESEM e da Companhia de Música Teatral. E de pessoas que nos inspiram ou nos desarrumam as ideias. 

Um rumo. Em 2020 falamos de resiliência e esperança. E de como a Arte é essencial à Vida. 

9:00 Abertura do secretariado

9:30 Boas vindas! Com Helena Rodrigues

9:45 Viva a Arte, viva a Criação! Com: Matilde Milhões Maia

10:00 Nascer e renascer na prematuridade: histórias de esperança e resiliência. Com: Eduarda Carvalho e João Pedro Jorge.

11:10 Pausa

11:15 Cores e matizes na improvisação e comunicação com crianças. Com: Jan Svenson, Leif Hernes, Tona Gulpinar.

12:45 Almoço

14:30 Murmuratorium – rumos e rumores (Documentário). Com: Luís Margalhau.

15:00 Criatividade e resilência: Histórias de superação artística em tempo de pandemia. Com: Paulo Maria Rodrigues.

15:45 Somos todos tupi. Com: Cecília Valentim.

Moderadora presencial: Ana Isabel Pereira

Moderadora na plataforma ZOOM: Mariana Vences


Inscrições gratuitas, limitadas e aceites por ordem de chegada a partir de 27 de Outubro. Inscreva-se em https://www.musicateatral.com/encontro/x-encontro-internacional/

Consulte o programe e as notas biográficas dos palestrantes em https://www.musicateatral.com/wp-content/uploads/2020/10/Programa-X-Encontro-Internacional_digital.pdf